Pages

domingo, 13 de novembro de 2011

complexidade

Em recente viagem parei para olhar pela janela, e naquele momento voltei a minha infância quando em outra viagem decidi olhar janela a fora e olhando o movimento da cidade percebi uma coisa na profundeza de minha pequena mente. Percebi que o mundo era ENORME, percebi o quanto ele era complicado e o quão incrível era a vida no simples fato dela seguir seu fluxo da maneira que acontece.

Tantas pessoas seguindo com seus caminhos, cada uma com suas próprias razões, determinações, resultados, decisões. Cada um vivendo sua própria função tentar colocar elas na cabeça por si já seria maior que podemos processar, mas ai lembramos que essas pessoas não são apenas cálculos isolados, lembramos que existe entre elas e varias pessoas naquele mesmo cenário laços que conectam, afetam e mudam cada fator.

Inúmeras pessoas, inumeráveis relacionamentos, amizades, inimizades, amores, paixões, traições, famílias. Cada pessoa tem incontáveis ligações e de cada ponto representado por um humano saem inúmeros vetores que afetam por sua vez mais outros tantos humanos e assim seguimos formando uma enorme teia de aranha onde estamos todos ligados sob o mesmo céu

E dentro da complexidade das próprias relações humanas estamos todos sujeitos a inconsistência do mundo, da natureza, da sociedade, dos outros humanos como indivíduos e isso em si nos torna susceptíveis a instabilidade, não existe certeza, não existe constância, não existe ninguém plenamente calculável. Chego a duvidar que exista algo sem margem alguma de incerteza.

E isso é realmente incrível... Às vezes me pergunto se só eu fico embasbacado ao olhar a grandeza de tudo que existe em uma única praça, às vezes eu me pergunto se alguém tem ideia do tanto que está acontecendo a nossa volta quando andamos pela rua de ponto A à ponto B nos nossos passeios casuais. Será que alguém percebe que quando deitamos encarando o teto em tédio tem todo um universo se movendo por ai?

Escute a musica da vida correndo seu caminho, ou escute musicas compostas por humanos com quem você provavelmente nunca cruzara caminhos. É incrível a maneira como essa teia humana se forma, é incrível como parecemos nunca parar de muda-la, é incrível como ela pode ser tão incrivelmente bela e aquecer nossos corações com a visão de uma simples conexão e ao mesmo tempo nos perturbar tão profundamente com a menção de outro elo sequer muito distante.

O tudo é lindo em toda a sua imensurável complexidade...
Faz você pensar que Deus (se você acredita em um ser onisciente lá encima) realmente é incrível por aguentar tanto na sua cabeça, mas de certa forma... Tal Deus deve ser um ser extremamente privilegiado, não por seus poderes, não por suas capacidades, mas simplesmente por poder ver e abraçar toda essa incrível criação. E me faz pensar como alguns humanos são tão soberbos a ponto de querer saber o que é melhor ou pior no cenário maior quando sequer podemos abrir os olhos o bastante para ver o que está DE FATO, imediatamente a nossa volta.

A vida é incrível devo dizer, aproveite ela.
~Dreamchaser

1 comentários:

Brunna Souza disse...

Que coisa linda Many! Adoreeei esse texto! *___*

Postar um comentário